Projeto Alimentação Saudável

Alimentação Saudável desde cedo e para sempre!

Projeto
Ao se tratar do tema, busca-se considerar a alimentação como algo essencial à sobrevivência humana.
O hábito de comer todos os tipos de alimentos deve ser criado na infância; ocorrendo assim, o equilíbrio no desenvolvimento dos seus órgãos.
Sendo assim, os professores do Pré-Escolar Municipal Abelhinha II sentiram a necessidade da realização de um trabalho mais significativo direcionado ao tema, visto que a maioria dos seus alunos apresenta carência em hábitos alimentares saudáveis, apresentando rejeição na aceitação de alimentos ricos em vitaminas, como por exemplo, o FEIJÃO e apresentando a ocorrência da aceitação por doces e guloseimas; lanche característico das crianças que trazem lancheiras para a escola.
Diante do problema advindo do próprio cotidiano de vivência, os profissionais dessa instituição abraçaram essa causa como meio de conscientizar toda a família da importância de uma alimentação variada e nutritiva, em prol de uma mesma causa: saúde e bem estar das nossas crianças.

Problematização:

Será feita através da dramatização: João e o Pé-de-Feijão, envolvendo os professores e alunos.
  • Na rodinha de conversa através de questionamentos:
Ø  O que é preciso para uma criança crescer forte e saudável?
Ø  Quais são suas frutas e verduras preferidas?
Ø  Quais os cuidados que devemos ter ao ingerir os alimentos?
Ø  Você já ouviu falar das doenças causadas pela falta de uma boa alimentação?

Objetivo geral:

Levar as crianças e a comunidade escolar a perceber a importância e a necessidade de se ter uma boa alimentação.

Objetivos específicos:

  • Orientar a criança ao conhecimento dos hábitos alimentares;
  • Conhecer as proteínas e vitaminas existentes nos alimentos;
  • Apresentar informações sobre animais e plantas que nos fornecem alimentos;
  • Conhecer as fontes de onde vêm os alimentos que consumimos;
  • Esclarecer sobre a importância do aproveitamento dos alimentos;
  • Falar da higiene que devemos ter ao ingerir os alimentos.


Metodologia
Ø  Linguagem oral e escrita:

Pesquisa, textos informativos, teatro, músicas, trava-língua, escrita espontânea, cruzadinhas, atividades que envolvam o alfabeto, enfocando a letra inicial de palavras geradoras e recontos.

Ø  Matemática:

Cores, figuras geométricas, noções topológicas, número/quantidade, agrupamento, classificação, probleminhas matemáticos com a idéia de juntar e tirar no concreto.

Ø  Natureza e Sociedade:

Valor nutritivo dos alimentos, higiene dos alimentos, doenças(desnutrição), origem dos alimentos, trabalho de campo(passeio ao mercado/supermercado, feiras livres, etc.), passeatas educativas com distribuição de panfletos.

Ø  Artes Visuais:

Painel, desenho livre, dramatização, pintura, recorte e colagem, confecção de livrinhos.


Avaliação:

Será feita durante todo o processo de ensino-aprendizagem, observando e avaliando a compreensão dos alunos e a participação da comunidade escolar no decorrer do projeto.
OBS: O projeto terá a duração de 15 dias.

Culminância:

Recital de poesia dando enfoque ao tema com a participação dos alunos, palestrantes e toda a comunidade, expondo em stands trabalhos realizados durante o desenvolvimento do projeto.